Escolas públicas de Minas vencem colégios privados na olimpíada digital de matemática

Dos dez colégios com maior desempenho, nove são oriundos da administração pública, sendo que a única escola privada ficou na nona colocação

As escolas públicas no Brasil são as grandes campeãs da última edição das olimpíadas digitais de matemática, realizadas no último mês em odo o País dentro de uma plataforma de jogos matemáticos (gamificação), que é utilizada na grade curricular de milhares de instituições de ensino no território nacional. Dos dez colégios com maior desempenho, nove são oriundos da administração pública, sendo que a única escola privada ficou na nona colocação.

O torneio, promovido pela startup internacional Matific, com o apoio da Microsoft e Fundação Telefônica Vivo, foi destinado a alunos do Ensino Infantil e do Fundamental, e contou com a adesão de 3,3 mil colégios e 201 mil estudantes. Em cinco dias de competição na plataforma, os participantes resolveram mais de 32 milhões de problemas propostos. A primeira colocada na competição é a Escola Municipal Professor Claudio Brandão, de Belo Horizonte (MG), seguida por mais duas instituições mineiras, a Escola Pública Cora Coralina, também da capital, na segunda posição, e a Escola Municipal São Judas Tadeu, de Uberaba (MG), na terceira colocação.

A proposta dos organizadores é oferecer todos os anos uma competição saudável que inspire as crianças a resolver problemas, aprender e a criar soluções, além de ser uma oportunidade valiosa para fomentar o interesse pela matemática nos alunos. “Na edição deste ano, em particular, o torneio também serviu para a redução da defasagem escolar causada pela pandemia e para a diminuição da ansiedade em relação à matemática”, explica Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.

Vencedores das Olimpíadas Digitais de Matemática

1-(Pública) Escola Municipal Professor Claudio Brandao de Belo Horizonte (MG);
2-(Pública) Cora Coralina de Belo Horizonte (MG);
3-(Pública) Escola Municipal São Judas Tadeu de Uberaba (MG);
4-(Pública) Nova Esperança, CEEfM de Dois Vizinhos (PR);
5-(Privada) Instituto Educacional Maria Madalena Ltda de Tutóia (MA);
6-(Púbica) Escola Municipal De Educação Básica Santa Terezinha de Coruripe (AL);
7-(Pública) Escola Municipal Pprofessora Elef de Castro (PR);
8-(Pública) Antonio Laureano da Cunha Filho de Santo Antônio da Patrulha (RS);
9-(Privada) Centro Escolar Educare de Tutóia (MA); e
10-(Pública) Ebm Prof. Carlos Doetsch de São Bento do Sul (SC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *