Serviço antifraude bloqueia quase 13 milhões de compras falsas

Quase 13 milhões de tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro foram evitadas entre janeiro e agosto de 2022, segundo o estudo Censo da Fraude, da Konduto, vertical de antifraudes da Boa Vista, empresa de inteligência analítica. Com isso, cerca de R$ 6,8 bilhões em prejuízos foram evitados em compras online e pagamentos digitais. O número de pedidos analisados no período foi 71% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Já o número de tentativas de compras “fakes” barradas foi, proporcionalmente, 4,5 vezes maior que o registrado nos primeiro oito meses de 2021.

Durante os dois primeiros quadrimestres de 2022, o mês com o maior volume de pedidos de compras online analisados foi maio, representando 13,5% do total do semestre, seguido por março, com 13,3%. Em relação ao volume de tentativas de fraude evitadas, os meses de janeiro e fevereiro registraram os maiores índices, com 15,1% e 17,5%, respectivamente, em relação ao total dos primeiros oito meses. Fevereiro, por sua vez, registrou o maior volume financeiro acumulado nas tentativas de fraudes evitadas, representando 25,09% do total de prejuízos evitados no primeiro quadrimestre de 2022.

Foram 73% das tentativas de fraudes analisadas foram originadas nas transações realizadas em dispositivos móveis sendo 50,0% delas por meio do Chrome Mobile e 19,31% via Mobile Safari. Da mesma forma, o volume de compras via mobile em relação ao total chegou a 69,9% do total de transações. Mas, quando se trata do volume financeiro envolvido nas tentativas de compras “fakes”, ainda há uma participação significativa dos computadores (32%), embora os fraudadores móveis também dominem (68%). O que pode indicar a tentativa de compra fraudulenta de bens e serviços com valores maiores é mais difícil de ser tentada pelo celular.

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