No mês em que se comemora o Dia do Consumo Consciente (15), a Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e extra.com.br, destacou seus projetos e ações desenvolvidos dentro da estratégia ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança), que têm como propósito conscientizar os brasileiros e diminuir o impacto no meio ambiente. Em uma das suas principais ações, a Via promove a logística reversa de produtos eletroeletrônicos por meio do Reviva, um dos principais programas de reciclagem do varejo no Brasil, que instalou 500 pontos de coleta em todo país. Só no primeiro semestre de 2022, a companhia já recolheu 2 toneladas de lixo eletrônico.
Graças ao programa, também são recicladas por ano cerca de 5 mil toneladas de materiais recicláveis, gerados em escritórios, lojas, centros de distribuição e durante as devoluções de embalagens dos clientes. Tudo o que é coletado pela companhia é entregue a 12 cooperativas parceiras que geram renda para mais de 250 famílias. “A Via tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental das suas atividades e a reciclagem de produtos é um importante pilar da nossa estratégia”, explica Luciana Pacheco, Gerente Executiva de Comunicação e ESG da Via.
Nos últimos anos, a companhia também expandiu projetos com foco na utilização de energia limpa. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a empresa estabeleceu como meta, até 2025, adquirir 90% de energia oriunda de fontes limpas e renováveis. A empresa passou a abastecer 109 estabelecimentos comerciais com duas usinas. Além disso, outros 124 estabelecimentos em todo país já contam com energia limpa proveniente de usinas eólicas, de biomassa, solares e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). A expectativa é levar a mesma proposta para mais 80 filiais, ainda em 2022.
Deixe um comentário