A partir desta segunda-feira (17), o 12º Departamento de Polícia Civil estará realizando as provas de legislação de trânsito digital em Libras (Língua Brasileira de Sinais), voltada ao atendimento de candidatos com deficiência auditiva. Os equipamentos possibilitam o acesso às provas desenvolvidas pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e as questões são traduzidas eletronicamente para a língua de sinais.
Antes, esse exame teórico era realizado apenas na capital mineira, por meio de uma prova escrita e com auxílio de um intérprete de libras. Com esse novo formato, ocorre a simplificação do processo de obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para candidatos com esse tipo de deficiência, propiciando a inclusão social e a acessibilidade ao serviço público.
Os equipamentos para a aplicação da prova em Libras, e toda a estrutura de atendimento montada na sede do 12º Departamento de Polícia Civil foram apresentados a Associação dos Surdos de Ipatinga, Felipe Silva. Segundo o Delegado chefe de Departamento, Gilmaro Alves, a prova de legislação de trânsito eletrônica em Libras representa mais uma inovação implantada pela Polícia Civil no interior de Minas.
Deixe um comentário