Propriedade em Bom Jardim recebe plantio monitorado de mandioca

Itabira recebeu seu primeiro plantio experimental de mandiocas, com folhas selecionadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e da região, através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Prefeitura Municipal. O plantio se deu na propriedade particular na comunidade de Bom Jardim, que pertence a Vicente Thomas Lacerda, e está localizada no distrito de Senhora do Carmo. Em fase inicial de implantação, este é o primeiro plantio experimental de mandioca monitorado no município, contendo sete variedades, das quais, algumas são biofortificadas e apresentam variações de cores, texturas e sabores.

O trabalho abrange parceria entre Emater e Embrapa Cerrado, base de apoio e capacitação tecnológica de ponta, servindo como modelo para a implantação da Unidade Experimental de Bom Jardim. Em paralelo, está em fase licitatória, a implantação do projeto piloto da agroindústria no antigo núcleo escolar da comunidade rural, que favorecerá o desenvolvimento econômico na região. Além de reuniões periódicas de organização técnica, planejamento, vistorias acompanhadas nas propriedades, o projeto também conta com a parceria com o Sindicato Rural, que oferece cursos de capacitação para o homem do campo, para avanços na diversificação econômica.

O conjunto de ações realizadas pelos técnicos da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), tem avançado o processo de diversificação de culturas. A união da população das comunidades vizinhas: Bom Jardim e Mata Grande, permitiu a instalação de torre para internet, que melhorou a qualidade de vida no campo, e contribuiu na segurança e modernização de trabalhos, além de proporcionar mais conforto. Alguns moradores já produzem quitandas, as escoam para a área urbana, e na própria comunidade, se tornando um importante atrativo comercial, e também cultural. Com o apoio houve avanços na gestão, plantios irrigados, e compras coletivas de insumos, e até mudas.

Fotos e texto: Matheus Farjado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *