Na manhã desta quinta-feira (25) a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), através da Delegacia de Coronel Fabriciano, com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desencadearam a “Operação Tracking Dois”, com a finalidade de desarticular um grupo criminoso, responsável pelo prejuízo de pelo menos R$ 5 milhões a empresas do e-commerce.
A ação também contou com apoio de polícias de outros Estados: Goiás, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul. De acordo com a investigação, a organização criminosa ocorria no momento em que se cadastrava dados falsos em plataformas do comércio eletrônico. Em seguida, simulava a compra ou a venda dos produtos, para receber o código da postagem de baixo valor.
Os envolvidos revendiam esses códigos para comparsas, que postavam as mercadorias por um preço superior ao estabelecido. Segundo os investigadores, na sequência, os Correios cobravam o valor excedente nas plataformas do e-commerce. De acordo com os agentes do Distrito Federal, o grupo agia desde 2018. As investigações começaram em 2021.
Os integrantes da quadrilha serão indiciados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa. Os comerciantes que compraram as etiquetas de remessa, poderão ser responsabilizados pelo crime de receptação. Uma mulher de 27 anos foi presa em virtude a ordem judicial expedida pela Vara Criminal do Distrito Federal, e levada ao Sistema Prisional. Ela está à disposição da justiça.
Deixe um comentário