Alunos, professores e especialistas do curso de Gestão, e de Medicina Veterinária da Una Itabira, participam entre os dias 17 e 21 de agosto da 34ª Exposição Agropecuária de Itabira (Expoita). Eles estiveram imersos no processo de elaboração da exposição, desde a preparação dos animais até a recepção e acomodação. Além do pré-evento, os alunos da Medicina Veterinária vão auxiliar no manejo dos animais e no leilão. Já os alunos dos cursos de Gestão farão uma captação de dados junto aos expositores para conhecer melhor o perfil da atividade agropecuária de Itabira e região.
“Esse momento de exposição do animal é extremamente importante para os criadores de animais de elite, pois permite apresentar todo um trabalho de desenvolvimento de uma espécie e raça de animais com finalidade econômica. A exposição é uma vitrine para o produtor. Para os alunos, a Expoita é a vivência na prática de temas presentes nos cursos de Ciências Agrárias e de Gestão”, explica Bárbara Silveira Costa, Médica Veterinária, coordenadora da área de Ciências Agrárias e Meio Ambiente do Centro Universitário Una Itabira.
O trabalho de preparação do animal deve ser contínuo e envolve algumas etapas como seleção do animal representante da espécie e/ou raça, formas de manejo e cuidados com a saúde. Ainda, a emissão dos documentos para trânsito, entrada e permanência do animal no evento. Diante de vários animais da mesma espécie e/ou raça, é preciso selecionar quais possuem as melhores características, e que estarão mais bem preparados para a exposição. Cuidados com fatores indiretos como instalações, infraestrutura e logística da propriedade que pretende inscrever os animais também precisam ser observados.
“Algumas pessoas desconhecem, mas, os animais que vão participar de qualquer tipo de exposição precisam ser preparados adequadamente, considerando as boas condições de saúde, toalete, adestramento; assim suas características zootécnicas poderão ser mais bem apresentadas visualmente. São de extrema importância que no processo estejam envolvidos profissionais qualificados para que os resultados no final sejam positivos. Se os passos de cada etapa forem seguidos, e melhorados, e obviamente adequados as normas vigentes é possível garantir qualidade na apresentação dos animais,” completa.
Pesquisa Agropecuária
Durante o evento alguns alunos dos cursos de Gestão aplicarão uma pesquisa entre os produtores para compreenderem melhor o cenário Agro da cidade de Itabira e região. A iniciativa visa mapear o perfil dos produtores, quais são suas necessidades, treinamentos de interesse e quais temas são mais sensíveis e passíveis de aprofundamento, buscando, através da educação, melhorar a profissionalização dessa cadeia.
Deixe um comentário