Conheça o impacto da odontologia na gestação e desenvolvimento infantil

O cuidado com a saúde bucal durante a gestação é muito importante tanto para a saúde do bebê, como a da mãe. A gravidez aumenta o risco de alguns problemas bucais, os mais comuns são as doenças periodontais, cáries e o aumento da sensibilidade dental, tornando maiores as chances de inflamações, como a gengivite. Dessa forma, a falta do pré-natal odontológico pode intervir no desenvolvimento do feto e no bem-estar da mãe.

A gravidez é uma condição fisiológica que traz alterações hormonais e imunológicas ao organismo feminino.“São mudanças que também influenciam os tecidos da cavidade bucal, principalmente a gengiva, aumentando a probabilidade de uma inflamação gengival com consequente sangramento e edema. A gestação não causa gengivite ou doença periodontal, mas pode agravar a condição preexistente”, explica a cirurgiã-dentista e implantodontista, Lorena Ferraz.

“A gestante pode ser considerada uma paciente com risco temporário, porém maior que o normal, de desenvolver doença periodontal, que contribui como porta de entrada para microrganismos bucais em corrente sanguínea devido ao aumento da permeabilidade vascular, e assim chegar até a placenta. Diversos estudos vêm comprovando a associação da doença periodontal com parto prematuro e nascimento de crianças com baixo peso”, alerta Lorena Ferraz, que também é coordenadora do curso universitário UniFTC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *