Agosto Branco é o mês de Conscientização e Prevenção do Câncer de Pulmão, o dia primeiro foi marcado pelo Dia Mundial do Câncer de Pulmão. O objetivo de ambas as datas é de conscientizar sobre esse tipo de tumor, enquanto incentiva pessoas a ficarem atentas aos sinais e sintomas da doença, buscando a prevenção e o rastreamento precoce do câncer de pulmão. O câncer de pulmão é o tipo de câncer com maior incidência e maiores taxas de mortalidade no mundo.
Exames de rastreamento e o acompanhamento médico com foco no diagnóstico precoce podem aumentar consideravelmente as chances cura da doença. Quando se fala de prevenção, não fumar segue como uma das formas mais efetivas de se evitar a doença, que costuma ser bastante agressiva. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 30% a 50% dos cânceres podem ser evitados através do combate ao tabagismo e a adoção de hábitos saudáveis.
O câncer é uma doença bastante conhecida pela população brasileira. Enquanto 82% dos entrevistados afirmaram sentir medo de desenvolver a doença no futuro em um levantamento realizado pelo Instituto Ipsos a pedido da Sanofi, 92% disseram conhecer alguém ou já ter recebido um diagnóstico de câncer. Quando se trata do câncer de pulmão, o mais comumente associado ao tabagismo, 20% dos respondentes teve ou possue um familiar que teve a doença.
A pesquisa indica ainda que mulheres de 18 a 24 anos adotam com maior intensidade medidas de prevenção e que quase a totalidade das pessoas que tiveram câncer ou possuem algum familiar que teve câncer de pulmão, reconhecem que o tabagismo aumenta os riscos. Apesar desse progresso, ainda há muito trabalho a ser feito para aumentar a conscientização e a compreensão sobre a doença, incentivar o rastreamento precoce e reduzir o estigma.
Deixe um comentário