Mais do que uma paixão, o empreendedorismo tomou conta do Brasil pela necessidade, principalmente diante do cenário de pandemia que causou o aumento na taxa de desemprego no país. De acordo com uma pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em 2020, o Brasil ocupava a 13ª posição no ranking mundial de empreendedorismo no mundo. Agora, em 2022, os brasileiros já estão em sétimo lugar. No entanto, segundo um levantamento do IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos.
O principal motivo para isso é exatamente a falta de gestão eficiente. Márcia Machado, empreendedora e diretora do Espaço Colaborativo Amor de Mãe, em Belo Horizonte, conta que esse é um relato comum entre as mães que decidem empreender. “Já sabemos que grande parte das mulheres decide empreender pela necessidade. E o maior desafio é exatamente entender a gestão de um negócio, já que muitas não tiveram essa vivência ou aprendizado ao longo da vida”, comenta.
Exatamente por isso, Márcia indica que o principal para quem está começando é sempre estudar tudo que puder. “Sempre que tiver a oportunidade de conhecer mais o seu segmento, não deixe para depois. O conhecimento é o bem mais valioso que pode ajudar sua empresa a crescer de verdade”, destaca. Por vivenciarem tais desafios, muitas mães já entendem que o conhecimento sobre empreendedorismo pode começar na infância.
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