Entre os anos de 2001 e 2010, o número de crianças de zero a nove anos mortas por engasgo no Brasil foi de 2.148, conforme o departamento de informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS). Estima-se que, por ano, sejam cerca de 190 crianças mortas por essa causa. No entanto, poderia ser consideravelmente menor, caso pais e responsáveis soubessem a técnica simples que pode para salvar vidas: a Manobra de Heimlich.
“Essa é uma técnica que qualquer pessoa é capaz de aprender e aplicar em quem está sofrendo asfixia em decorrência de um engasgo”, afirma Nayara Grisolia, docente do curso de Primeiros Socorros do Senac. “A Manobra de Heimlich consiste em fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada a fim de provocar a tosse forçada, que fará com que o objeto que está provocando o engasgo seja expelido,” revela a professora.
Ela explica ainda que, para aplicar a Manobra de Heimlich correta, é necessário se posicionar atrás da pessoa que está engasgada e envolvê-la com os braços na altura da barriga (cerca de seis centímetros acima do umbigo). “Deve, em seguida, fechar uma das mãos, colocar a outra sobre o punho fechado e, com força, puxar ambas as mãos em um movimento de baixo para cima, como se estivesse fazendo a letra C”, ensina a docente.
Se o objeto não for expelido logo na primeira tentativa, o movimento deve ser repetido mais quatro vezes. Contudo, se mesmo assim a pessoa continuar engasgada, é necessário recorrer à ajuda médica imediatamente. De acordo com Nayara, em caso de bebês engasgados, a maneira correta de ajudá-los a expelir o objeto é deitando de bruços sobre a perna do adulto e, em seguida, aplicar cinco toques nas costas.
Desenvolvida na década de 1970, pelo médico norte-americano Henry Heimlich, a manobra é o principal método de salvamento de pessoas asfixiadas por engasgo. No entanto, é necessário destreza para aplicar esse estratagema. “Quando a pessoa não tem prática, ela pode machucar a vítima justamente por fazer o movimento errado”, destaca Nayara Grisolia.
Curso gratuito de Primeiros Socorros
À vista disso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Itabira está oferecendo o curso gratuito de Primeiros Socorros. As vagas são limitadas e as matrículas devem ser feitas presencialmente na unidade da instituição (praça Doutor Acrísio Alvarenga, 7 no Centro). As aulas são presenciais, aos sábados, e têm início previsto para seis de agosto. A carga horária da qualificação é de 16h.
O curso tem a finalidade de preparar os alunos para realizar cuidados e procedimentos seguros de socorro a vítimas de acidentes e males súbitos até a chegada do resgate profissional. A iniciativa integra o Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado para pessoas com renda familiar mensal per capita inferior a dois salários mínimos. Informações adicionais pelo telefone: (31) 3067-4050 ou 3067-4053 (whatsapp).
Deixe um comentário