Itabira: imunização de cães e gatos contra a raiva começa pelos distritos

A campanha de vacinação contra a raiva animal continua nas localidades rurais. Depois de Ipoema, é a vez do distrito de Senhora do Carmo, a partir desta segunda-feira (1º) receber as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A imunização é indicada para cães e gatos a partir de três meses de idade, e ocorre de 8h as 16h em todos os pontos de vacinação.

Em Senhora do Carmo serão quase 30 localidades visitadas pelas equipes de imunização. Paralelamente, um ponto fixo será montado na praça central do distrito, que receberá os animais por livre demanda. A campanha terá início na área urbana logo após a conclusão dos trabalhos em Senhora do Carmo. O Dia D será dia três de setembro.

A raiva é uma zoonose causada por vírus e transmitida por mamíferos, principalmente cães e gatos. Vale destacar que a transmissão ao homem pode ocorrer através de equinos e bovinos, animais silvestres/morcegos, principalmente na zona rural. A transmissão ocorre através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras de mucosas, porque o vírus está presente na saliva dos animais contaminados.

Quem deixa de vacinar os animais permite que os mesmos fiquem expostos à circulação viral e ao aparecimento de casos clínicos de raiva, uma doença grave que não tem cura. Outras informações sobre a vacinação podem ser consultadas na Diretoria de Zoonoses, no telefone: (31) 3839-2643. Em todo município, a expectativa é de que mais de 16 mil animais sejam imunizados, até a conclusão da campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *