Artesanato mineiro comemora vendas na Feira Nacional de Negócios

Mais de 200 artesãos mineiros, apoiados pelo Sebrae Minas, contabilizaram R$ 420 mil em vendas durante a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). Ao todo foram comercializadas cerca de 4 mil peças, entre adornos decorativos e utilitários domésticos. A feira foi realizada em Olinda (PE), entre os dias seis e 17 de julho. Nesta 22ª edição do evento, o Sebrae Minas montou dois estandes para expor e comercializar o artesanato produzido no estado. “A Fenearte é considerada a maior feira do segmento na América Latina e uma das mais importantes vitrines do artesanato brasileiro. Para os artesãos mineiros foi uma oportunidade para ampliar a rede de contatos, divulgar seus produtos, fazer networking e conhecer mais sobre tendência e mercado”, afirma a analista do Sebrae Minas, Amanda Guimarães.

Em um dos espaços foram vendidos produtos feitos em várias cidades mineiras, entre elas: Varginha, Divinópolis, Ouro Preto, Belo Horizonte, Sabará, Florestal, Berilo, Mariana e Arinos. Entre as peças estavam joias em prata e com pedras preciosas, peças sacras e esculturas em madeira, bolsas e acessórios femininos em tecido, bordados, produtos em couro, mantas e peças decorativas feitas com fibras de buriti. Já em outro estande, o destaque foi para os produtos em cerâmica feitos nas comunidades de Coqueiro Campo, Campo Alegre (distritos de Turmalina), Cachoeira do Fanado (distrito de Minas Novas) e Santana do Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes), no Vale do Jequitinhonha, região reconhecida qualidade, diversidade e beleza das peças.

“Nosso objetivo é dar mais visibilidade ao artesanato produzido em Minas Gerais, valorizando cada vez mais a identidade e origem dos produtos como diferenciais competitivos para a geração de novos negócios para os artesãos mineiros”, explica a analista do Sebrae Minas. Além do acesso à mercados, os artesãos participam de capacitações em áreas como: design, vendas, gestão, cooperação e atendimento ao cliente. Além disso, muitos desses produtos são divulgados no Catálogo de Artesanato Minas Gerais, uma importante ferramenta de comercialização do artesanato mineiro. O apoio do Sebrae Minas aos artesãos do estado na Fenearte faz parte da estratégia voltada para o reposicionamento mercadológico do artesanato mineiro, incluindo a participação em feiras e grandes eventos do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *