Sebrae Minas: como separar as despesas pessoais das contas da empresa

Vinte e três por cento das micro e pequenas empresas no Brasil fecham as portas antes de completar cinco anos de atividade, de acordo com pesquisa divulgada pelo Sebrae. Um dos principais motivos para o encerramento desses empreendimentos é a falta de planejamento e gestão financeira. É por isso, que nesta segunda-feira (25), o episódio 49 do podcast “Que Negócio é esse, Sebrae?”, dá várias dicas e alertas para os empreendedores que não sabem separar as finanças pessoais das contas da empresa.

O convidado para este bate-papo é o consultor financeiro e escritor, Erasmo Vieira que fala quais as consequências de pegar dinheiro do bolso para cobrir furos no caixa da empresa, como também os problemas de pagar os boletos de luz, água e cartão de crédito com o orçamento do negócio. Ao lado do analista do Sebrae Minas Bruno Ricoy, Vieira aponta os principais erros cometidos pelos empreendedores em relação a organização e controle financeiro do negócio, e como fazer retiradas do pró-labore, sem afetar a saúde financeira do empreendimento.

O episódio traz também discussões sobre ferramentas e soluções que ajudam a controlar as saídas e entradas de recursos financeiros da empresa, e ainda como fazer um planejamento das finanças de maneira assertiva, aumentando as chances de sobrevivência e competitividade do negócio. Na nova temporada do “Que Negócio é esse, Sebrae?”, os empreendedores além de ouvir os episódios nas principais plataformas de áudio, também podem ver e acompanhar os bate-papos pelo Youtube do Sebrae Minas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *