Conheça a ferramenta janela de 24h no WhatsApp

Pesquisa mostrou que o WhatsApp é o aplicativo mais aberto por dia no Brasil, e 80% dos usuários europeus e latino-americanos o utilizam todos os dias como o principal meio de comunicação. Em relação ao WhatsApp Business, versão do aplicativo para empresas, são mais de cinco milhões de usuários. O surpreendente é que o Brasil é o seu segundo maior mercado, perdendo apenas para a Índia. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, 72% dos empreendedores brasileiros já usam a ferramenta, em lojas e negócios de pequeno porte.

A partir dessa procura, surgiu a janela 24h, uma delimitação criada com o objetivo de encorajar essas empresas, que atuam por esse canal de comunicação, a responderem seus clientes com mais rapidez. Segundo Calebe Ribeiro, analista de marketing de produto da Huggy, plataforma de atendimento digital, a “janela de 24 horas de conversação” é o tempo limite que as empresas têm para responder às mensagens recebidas pelo WhatsApp.

“Uma janela é aberta sempre que o seu cliente envia uma nova mensagem para você. Quando isso acontece, o seu negócio tem a liberdade de conversar e prestar um bom atendimento,” disse o especialista. Fora dessa janela, somente é possível entrar em contato com o seu cliente por meio do envio de um modelo de mensagem, um recurso oferecido pelo WhatsApp Business que permite disparar mensagens seguindo alguns critérios pré definidos.

Para definir esse recurso, o WhatsApp separou dois tipos de conversa. O primeiro é quando o cliente inicia a conversa, ou seja, mesmo que ele possa dar início a uma comunicação a qualquer momento, a empresa não pode ultrapassar 24h para responder. O segundo é quando a empresa inicia o contato pelo aplicativo. Nesse caso é necessário enviar um modelo de mensagem padronizado. Assim que o cliente responde essa janela é aberta, logo, o retorno tem que ser feito dentro do prazo.

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