Atividade física para fortalecimento do corpo, para prevenir dores musculares no frio

Na atual estação, o inverno, aumenta os casos de doenças respiratórias, mas também trazem desconfortos físicos, como dores musculares ou nas articulações. Isso acontece porque, em dias frios, os músculos e tendões se contraem, aproximando as articulações, causando dores, que podem ser mais intensas para aqueles que sofrem de artrose ou artrite.

Diversas pesquisas feitas ao redor do mundo relacionam determinadas dores a mudanças climáticas. O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Dr. Marcos Paulo de Souza, explica que as terminações nervosas tendem a ficar mais sensíveis nas ocasiões de baixa temperatura, o que acaba influenciando o surgimento de dores musculares.

“Existem alguns fatores que são responsáveis pelo desconforto ocasionado pelo frio e, entre os mais comuns, estão à sensibilidade aguçada das terminações nervosas e os músculos e os tendões contraídos. Também no frio, o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura, o que faz com que aumente a viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro das articulações e serve para lubrificá-las”, afirma o especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *