Quadros abandonados de Yara Tupynambá ganham “vida”

Evento nessa quinta-feira (14) marcou a abertura da Exposição “A Mesa”, com obras restauradas da artista Yara Tupinambá. Os quadros estão expostos na Casa de Drummond ganharam “vida” após quase um ano de restauração, depois de abandonados em depósito na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), pela gestão anterior. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e nos finais de semana, e feriados entre 10h e 16h.

“Fiquei perplexo quando assumimos e vimos preciosidades como essas jogadas em porões. Da maneira que encontramos as obras, não poderíamos tomar outra atitude que não fosse encaminhar imediatamente à restauração. Estamos devolvendo a Itabira uma obra de valor inestimável, que retrata um encontro tão especial entre dois artistas do gabarito de Drummond e Yara Tupynambá”, destacou o prefeito Marco Antônio Lage.

Yara Tupynambá

A exposição reúne 19 obras, inspiradas no poema de Carlos Drummond de Andrade que também leva o nome “A Mesa”. As pinturas foram produzidas a partir de fotos cedidas pelo próprio poeta, à artista mineira. E foram encontradas em avançado estágio de degradação pela atual gestão, deixadas em um porão da FCCDA, ainda no início do ano passado. O trabalho de recuperação foi executado pelas restauradoras Rita de Cássia Cavalcante e Lilian da Cruz Ramos.

“Foi um compromisso que assumimos com ela e hoje estou muito orgulhoso de poder, finalmente, proporcionar essa exposição em Itabira”, disse o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara. O trabalho de recuperação levou nove meses. “Mais importante do que a restauração, é ver uma cidade preocupada com os bens culturais e que confia em pessoas especializadas para um serviço dessa complexidade”, revelou a restauradora Rita Cavalcante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *