Busca online por celulares dispara em junho

O início das operações da rede 5G de telefonia celular no Brasil alavancou, no mês de junho, um forte crescimento na internet de buscas por aparelhos habilitados a operar com essa nova tecnologia. O aumento foi na ordem de 5.855%, quando comparado ao mesmo período de 2021. Os dados são do Radar Simplex, plataforma que usa inteligência artificial para monitorar as tendências em pesquisas online a partir da coleta massiva de dados em 15 segmentos diferentes, abrangendo desde eletrônicos, a pets e alimentação. De acordo como os dados da plataforma, as buscas se concentraram, principalmente, nos modelos de entrada ou de preços mais baixos.

João Lee, sócio fundador da Simplex, considera que o início das operações da rede 5G no país, que começou por Brasília neste mês, estimulou as pessoas a buscar aparelhos compatíveis. “Ao que tudo indica, muita gente já está se antecipando para poder aproveitar todo o potencial da tecnologia 5G, muito mais veloz, e que deve ser disponibilizada nos principais centros urbanos do país ainda este ano”, acredita. Outro item que apresentou expressivo aumento de buscas no mês de junho em relação a maio foi fantasia (3.257%). “O tão esperado retorno das festas juninas, depois de dois anos ausentes do calendário devido à pandemia de Covid, bem como a Parada do Orgulho LGBTQIA+, que voltou o ocorrer em São Paulo no final do mês passado, são os prováveis gatilhos desse o aumento”, aposta Lee.

Já, as baixas temperaturas registradas na região Centro-Sul do país em junho – quando, por exemplo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo chegou a registrar 0,7°C na região de Engenheiro Marsilac, no extremo Sul da capital paulista – além do Dia dos Namorados, são fatores que podem ter contribuído para aumentar as buscas por pantufas em 2.000% na comparação com maio. Já, quando se compara junho frente a junho do ano passado, o mesmo fenômeno climático também pode ter turbinado o crescimento das pesquisas por bota de cano curto (1.634%) e bota feminina (1.342%). Lee também acredita que a melhora do quadro da pandemia da covid e a volta das pessoas às atividades externas tenham impulsionado, este ano, o aumento das buscas por tênis esportivo em junho, que registrou crescimento de 3.300% em relação ao mesmo mês de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *