O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alterou algumas regras para o atendimento presencial de segurados e as mudanças já estão em vigor. Entre elas, está a obrigatoriedade de marcar dia e horário para comparecer às agências do Instituto. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Em maio, a greve dos servidores e médicos peritos do INSS chegou ao fim após quase dois meses. O saldo foi mais de 1 milhão de pessoas na fila de espera por uma perícia. Desde março, as agências estavam atendendo a população sem horário marcado, mas a partir de 4 de julho as novas regras passaram a valer.
“O agendamento prévio agora é uma exigência e nem todos estão a par disso. É provável, portanto, que alguns deslocamentos ‘à toa’ até o INSS ainda aconteçam. Quanto antes todos estiverem informados de que agora é preciso marcar um horário, melhor para os trabalhadores e também para as rotinas de trabalho das agências”, reforça o advogado e especialista previdenciário, Átila Abella, cofundador da lawtech Previdenciarista, maior plataforma de cálculos, petições e processos previdenciários do Brasil.
O advogado listou as principais novas regras para o atendimento presencial do INSS que merecem atenção do trabalhador. Horário ao público: o atendimento começa às 7h ou 8h e se estende por seis horas ininterruptas (até 13h ou 14h, conforme definido em cada localidade). O período da tarde será dedicado a perícias médicas agendadas e outros atendimentos internos. Documentos: o segurado precisa apresentar documento com foto. Para doentes e pessoas a partir de 60 anos, a carteira de identidade pode ser antiga e deve ser aceita mesmo com rasura. Acompanhante: apenas segurados com deficiência auditiva terão direito a entrar com acompanhante. Os funcionários devem analisar os demais casos.
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