Festival de Inverno: mostra sobre Márcio Sampaio na galeria da FCCDA 

Márcio Sampaio

O artista plástico, jornalista, escritor e membro da Academia Mineira de Letras, Márcio Sampaio, reuniu grande parte da sua obra em uma exposição especial para o 48º Festival de Inverno de Itabira. As criações compõem um vasto acervo organizado ao longo de sua carreira. Entre as obras estão pinturas, poemas e objetos artísticos do autor. A mostra com o tema “Um lugar chamado arte” foi aberta na noite desta quinta-feira (7), na galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

O evento contou ainda, com uma homenagem ao artista plástico. O prefeito Marco Antônio Lage entregou a Márcio Sampaio uma placa que homenageia o artista.“É muito bom estar novamente homenageando, exaltando um dos grandes nomes da nossa cidade. É disso que precisamos, Itabira é uma cidade emblemática e temos que colocá-la no lugar que ela merece. Este artista múltiplo leva o nome de Itabira país afora e para o mundo. É um motivo de orgulho muito grande”, disse o prefeito.

Márcio Sampaio lembrou que Itabira ofereceu a ele grandes oportunidades. “Sinto neste momento a emoção e a ansiedade que me assolou em agosto de 1963, quando fiz minha primeira exposição no salão do Clube Atlético Itabirano. Agradeço, muito emocionado por estar aqui recebendo esta homenagem de tamanha amplitude”, revelou. A exposição “Um Lugar Chamado Arte” pode ser visitada na FCCDA de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 12h, e de 14h às 17h30.

O superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, lembrou dos tempos em que, ainda adolescente, conheceu a obra de Márcio Sampaio. “Falar do Márcio Sampaio é uma grande lição. Aos meus 11 anos de idade, quando pisei nesta casa pela primeira vez, foi o nome dele que escutei e vi como ele representava para a nossa cidade. O artista e escritor mostrou em seus trabalho o que há de melhor na cultura de Itabira. Isso foi impactante”, contou o superintendente da FCCDA. A mostra, fica em Itabira até o dia 25 de julho, mas pode ser prorrogado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *