Acordo Coletivo Específico da Vale tem 93% de aprovação

André Viana

“Venceu a democracia”, assim afirmou André Viana, presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, depois da última Assembleia, realizada na nesta quinta-feira (7) na Mina Conceição, na consulta válida pelo Acordo Coletivo Específico realizada anualmente, visando os interesses dos funcionários da Vale. A contagem dos votos foi realizada no auditório do Metabase Itabira, com a presença de representantes da empresa e diretores do Sindicato. Dos 1493 trabalhadores participantes, 1386 favoráveis, 101 contrários, e oito brancos/nulos/abstenções, ou 93% do total.

Apuração dos votos

“Os assuntos que são discutidos aqui são diferentes dos que são discutidos em Carajás, por exemplo. As necessidades dos trabalhadores variam de região para região, e por isso, realizamos intenso trabalho em ouvir as necessidades, colher as informações pertinentes, e apurar para apresentar à empresa em mesa de discussão e negociação,” disse André Viana. Os encontros também têm a finalidade de esclarecer dúvidas, sobre os benefícios conquistados pela categoria.

Com as informações, os colaboradores votam, optando por aceitar ou rejeitar. Este ano, o Metabase negociou, e apresentou aos funcionários os seguintes benefícios: cartão lanche, passagens de trem gratuitas para funcionários e dependentes, turnos de trabalho, compensações de dias úteis e feriados, ponto opcional, teletrabalho, parcelamento de férias, banco de horas (positivo e negativo), reembolso educacional, adiantamento de auxílio doença, auxílio creche/maternal, e adicional noturno.

O plano de saúde manteve-se inalterado, inclusive para as negociações do Acordo Geral no final do Ano. “Mantivemos o benefício de reembolso educacional sem nenhuma alteração para os empregados que atualmente o usufruem. Para os novos pedidos (empregados com salário menor do que R$ 4 mil reais a Vale irá reembolsar 70% das despesas referentes aos cursos de graduação (nível superior), respeitando-se o limite legal de reembolso mensal,” disse o presidente.

Para empregados com salários superiores a R$ 4 mil, nada mudou. Negociamos também uma maior flexibilidade para a contratação de ex-empregados, caso seja interesse deles, com a aprovação do Sindicato Metabase e dos Recursos Humanos (RH) da Vale em comum acordo. “O ex-funcionário da Vale poderá ser contratado em empresas terceiras que prestam serviço à empresa,” finalizou André Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *