A Prefeitura Municipal de Nova Era está promovendo, no ano Estadual da Mineiridade, o 1º Festival Gastronômico de Nova Era que iniciou em 09 de maio de 2022 com fim previsto para o dia 10 de julho. O evento acontece em diferentes estabelecimentos da cidade e encerra-se na imponente Fazenda da Vargem, nosso Patrimônio Cultural. O festival possui como tema a mandioca e sua valorização na culinária nacional, ou seja, o principal ingrediente é a mandioca e seus mais variados usos. A intenção do evento é fomentar o prestígio da cultura e culinária local, gerarem renda e promover a interação de diversos setores do ramo alimentício. Além de oferecer lazer e entretenimento aos cidadãos nova-erenses e visitantes.
A escolha da mandioca partiu de uma pesquisa junto a Emater-MG (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), que constatou que a cultura da mandioca em Nova Era conta com aproximadamente 18 agricultores e 7 hectares de plantio. Além de a mandioca ser um alimento secular da cultura brasileira, versátil e estar presente no cotidiano da maioria da população nacional. O cronograma do festival foi dividido em várias etapas: de nove a 13 de maio aconteceu a semana do credenciamento, com a inscrição e cadastramento dos bares, restaurantes e lanchonetes que participarão do evento. Incluindo uma reunião para definir o regulamento do festival.
Dia 16 de maio ocorreu a Palestra de Turismo e Gastronomia, e a aprovação de regulamento na Sala Mineira do Empreendedor. Dia 19 de maio houve uma visita a campo com a Emater em locais que plantam, colhem e comercializam a mandioca na cidade. Houve também um bate-papo com o tema: “Do campo ao prato – Cultura da Mandioca em Minas e no Brasil”. No dia 8 de junho, das 09h às 13h e das 14h às 18h, acontece o Workshop Senac: Mandioca – Raiz do Brasil, na cozinha da Apae de Nova Era. A oficina conta com atividades práticas guiadas por um Instrutor/chef convidado para explicar técnicas de uso da mandioca que vão desde o cultivo até o produto final em nosso prato.De 11 de junho a 8 de julho, os participantes poderão ofertar os pratos em seus respectivos estabelecimentos. Dia 22 de junho acontecerá a palestra: “O impacto de um evento no turismo local – setor de transporte (taxistas, donos de van, empresas de ônibus, hotéis, pousadas e outros)” na Sala Mineira do Empreendedor, localizada em cima da rodoviária. Em 28 de junho ocorre reunião de reconhecimento do local e detalhamento das atividades na Fazenda da Vargem com todos os participantes (bares, restaurantes, lanchonetes, autônomos, quitandeiras, feira de artesanato, projeto e agricultores familiares). Nos dias nove e 10 de julho, haverá na Fazenda da Vargem, todos se encontrarão e os participantes do festival apresentarão seus pratos ao público.
Deixe um comentário