O percentual de 51% dos empresários tem a perspectiva de um aumento no volume de vendas para o Dia dos Namorados em 2022, na comparação com a data no ano passado. É o que aponta a Pesquisa Perspectiva Empresarial da Boa Vista, realizada especificamente para saber a expectativa do empresariado com relação ao volume de vendas para a data comemorativa. Em 2021, apenas 17% dos entrevistados tinham essa mesma perspectiva, na comparação com o mesmo período de 2020.
Segundo Flávio Calife, economista da Boa Vista, mesmo com o cenário econômico ainda delicado para o consumidor, dado que a inflação não cedeu e os juros continuam subindo, alguns fatores podem impulsionar o consumo no curto e médio prazo, e isso deve estar contribuindo para essa perspectiva do empresariado neste Dia dos Namorados. “As vendas no comércio podem ter reflexo da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas, bem como a liberação do saque ao FGTS, que pode beneficiar milhões de trabalhadores”, analisa Calife.
A pesquisa da Boa Vista, feita com cerca de 500 empresas, de micro, pequeno, médio e grande porte, dos segmentos do comércio, serviço e indústria, em nível nacional, identificou também que a maior parte das vendas para a data comemorativa deverá acontecer de maneira presencial, em lojas físicas, mesmo que a intenção em realizar compras de forma on-line tenha apresentado um crescimento de três pontos percentuais (de 36% para 39%) na comparação com último ano.
Deixe um comentário