Aposentados e pensionistas podem receber melhor suplementação da Valia, diz Metabase

Carlos Alves Madeira, José Basílio, e André Viana

Entre os dias 20 a 24 de junho, aposentados e pensionistas do plano Benefício Definido (BD) da Valia serão consultados, se aceitam a proposta elaborada pelo Sindicato Metabase de Itabira, em parceria com a Associação de Aposentados, Pensionistas, e Empregados das Empresas Patrocinadas pela Valia (Aposvale) e Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias (Sindfer) do Espírito Santo (ES) e de Minas Gerais (MG), que altera o prazo de duração da reserva para distribuição do superávit. Se aprovada pelos beneficiários e implantada pela Valia, a proposta poderá viabilizar pagamento de abonos maiores a partir de uma reserva mínima de 48 meses, ao invés dos 60 meses atuais.

Com isso, são grandes as chances dos assistidos do plano BD receber, já em outubro de 2022, abono de até três salários e nos próximos anos ter suas chances aumentadas para receberem suplementações maiores. “Essa proposta é uma antiga demanda do pessoal do Plano BD e tem sido fortemente defendida nos últimos anos pela Metabase Itabira. Para que nossa proposta sensibilize a Valia e seja implementada, é necessário obter quórum favorável de 50% mais um, dos quase quinze mil assistidos, ou seja, serão necessários mais de sete mil e quinhentos votos favoráveis à proposta,” comenta André Viana, presidente do Sindicato Metabase.

André Viana

As três instituições iniciaram um trabalho de conscientização sobre a redução benéfica para 48 meses, e prepara um farto material publicitário com informações detalhadas sobre o processo de consulta, bem como os locais de votação e pontos de apoio sugeridos pela Aposvale, e sindicatos, para que os aposentados e pensionistas, possam exercer livremente o seu direito de voto. O presidente defende a redução para 48 meses “Ela é extremamente vantajosa para os representados, daí a importância de participarmos em peso da consulta e pressionarmos a Valia, por meio da nossa aprovação, que queremos sim, abonos maiores a partir de uma reserva mais curta,” revela André Viana.

Em março desde ano, o presidente do Sindicato Metabase, acompanhado de Carlos Alves Madeira e José Basílio, integrantes da Comissão de Aposentados e Pensionistas (CAP), foram recebidos pelo responsável pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Lúcio Capelletto. “A aprovação da proposta depende da aceitação de cada um dos aposentados e pensionistas do Plano BD. Para isso é necessário que dirigentes sindicais, representantes da Aposvale e diversas outras lideranças de aposentados e pensionistas se unam em torno desse objetivo comum. Vamos nos manter atentos para que façamos a melhor escolha,” conta André Viana.

Foram entregues as reivindicações de fiscalizações e atuação na Valia, em especial, no Plano BD, bem como a redução da reserva de 60, para 48 meses. Os temas foram defendidos pelos representantes das instituições e, de acordo com André Viana, à época, aquela ação poderia aumentar os valores dos próximos superávits dos aposentados e pensionistas pertencentes ao Valia BD. O sindicalista destacou a “vergonhosa situação,” em que se encontravam aposentados e aposentáveis do Plano Benefício Proporcional (BP). Estes são os assistidos que contribuíram antes do ano 2000 no plano BD, e migraram para o Vale Mais, e sequer têm direito ao superávit.

“Esperamos que as mobilizações realizadas trouxessem os resultados esperados, principalmente sobre a redução da reserva do plano BD, onde o tema deverá ser pautado e votado. Também se eleva a expectativa que o fundo de pensão abra o diálogo sobre a calamitosa situação dos assistidos pelo plano BP, que hoje não possuem superávit. A Valia é um dos maiores fundos de pensão da América Latina e a Vale comanda a Valia, como principal patrocinadora. É um fundo bem gerido no aspecto administrativo, porém, tem se portado de forma desumana em relação aos aposentados e pensionistas. Eles construíram os 80 anos da Vale, não esqueçamos disso. Os aposentados têm pressa e querem dignidade. Chega de desrespeito e migalhas”, finalizou o presidente do Metabase Itabira, à época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *