Itabira: cai em 2,6% índice de infestação do mosquito Aedes aegypti

O segundo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa), realizado entre os dias 25 e 29 de abril, demonstra que Itabira está com um percentual de infestação predial de 5,9%. O resultado é inferior aos 8,5% registrados na primeira pesquisa do ano, realizada entre os dias 17 e 21 de janeiro, apontando queda de 2,6%. No entanto, ainda significa que a cidade está em risco de surto de doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e zika vírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a situação é preocupante, considerando que o Ministério da Saúde (MS) classifica como condição satisfatória o índice inferior a 1%; condição de alerta para índices entre 1% e 3,9%; e risco de surto nos índices superiores a 4%. Os agentes de combate a endemias (ACE) inspecionaram 1.837 imóveis escolhidos de forma aleatória.

Foram identificados e eliminados focos do Aedes aegypti em bebedouros, vasos, pratos, garrafas, recipiente de gelo (46%); recipientes plásticos, garrafas pet e latas (22%); pneus (10%); tambores e caixas d’água (10%). A população deve continuar atenta aos cuidados, como: tampar caixas d’água, manter calhas limpas, garrafas viradas para baixo, lixeiras vedadas, ralos com tela, vasos de plantas com areia, e limpar potes que possam acumular água. Locais onde há focos podem ser denunciados pelo Disque Dengue: (31) 3839-2600.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *