Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista mostrou que cerca 36% consumidores irão presentear alguém no Dia das Mães. A intenção de compra registrou um aumento em relação ao ano anterior, quando pouco menos de um terço, afirmou que iria às compras. O avanço na vacinação e reabertura sem restrições dos estabelecimentos comerciais e de serviços tem deixado o consumidor mais confiante em uma melhora econômica. O estudo apontou que ticket médio para a data será de aproximadamente R$ 193.
O levantamento revelou que 49%, praticamente a metade dos entrevistados, acreditam nesse cenário. Em 2021, apenas 29% tinham expectativa de melhora. Em relação a compra do presente, no entanto, há uma expectativa de que 42% gastarão menos que em 2021 e 31% uma quantia similar. Apenas 27% dizem que gastarão mais. Preços justos (33%) e a necessidade de adquirir um produto ou serviço (28%) despontam como variáveis decisórias na escolha do presente, seguidos por qualidade (27%) e também empresas com práticas sustentáveis (10%).
Na pesquise se identificou também que, entre os 36% que irão às compras, 40% dos consumidores deverão concentrar seus gastos nas compras de alimentos e bebidas da casa para as comemorações, enquanto outros 32% vão concentrar os gastos em presentes. Assim como nos anos anteriores, os setores de vestuário e calçados serão os mais movimentados para a data, com 64% das menções. O segmento de móveis e eletrodomésticos registrou 27% da preferência, seguido por alimentos e bebidas, prioridade de 25% dos consumidores.
Deixe um comentário