Itabira: Maio Amarelo conscientiza sobre comportamento mais seguro no trânsito

Começou dia primeiro de maio, em todo o país, o movimento Maio Amarelo. A nona edição da campanha aborda o tema: “Juntos salvamos vidas,” e conta com diversas ações educativas sobre segurança no trânsito. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para reduzir os acidentes de trânsito e começou no dia 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

A mobilização em Itabira, busca conscientizar e mobilizar a sociedade a adotar um comportamento mais seguro. O objetivo é colocar em pauta este tema e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, dialogar e abordar toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

Durante todo o mês, a Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita), em parceria com a Polícia Militar, vai promover ações em diversos seguimentos da sociedade, como palestras, blitz, distribuição de material educativo e ações diretas no transporte coletivo, com a principal finalidade de despertar nos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, um olhar mais consciente sobre as condutas desempenhadas.

Os países signatários se comprometeram a reduzir a violência no trânsito em um percentual de 50% no período citado. As ações foram prorrogadas por mais uma década pela ONU, fixando o período 2021-2030 como a segunda década para ações pela segurança no trânsito. O Brasil, assim como os demais países, estipulou uma meta de redução de 50% das mortes em decorrência de acidentes de trânsito para o novo período.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *