Emater qualifica produtor para participar do Pnae

O Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae) foi criado para permitir que pequenas agroindústrias possam fornecer itens produzidos no campo para instituições de ensino público, aumentando o mercado para o produtor rural, além de fornecer alimentação para alunos de escolas estaduais e municipais.

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) realizou segunda-feira (14) capacitação para um grupo de produtoras da comunidade do Turvo, abordando assuntos como: higiene pessoal e no local de trabalho, manuseio de utensílios e equipamentos, controle de pragas e qualidade da água.

“O Pnae é um excelente canal de comercialização para os agricultores familiares pois, de acordo com a lei 11947 de 16 de junho de 2009 as escolas têm que comprar 30% do valor repassado para a merenda, da agricultura familiar,” disse Cibele Morais Castro, técnica extensionista da Emater, que ministrou as aulas.

Dentre os produtos adquiridos, há processados como biscoitos, rosquinhas, pães e broas. Para fornecer esses itens o produtor rural deve ter o empreendimento legalizado na Vigilância Sanitária. Além disso, são necessários conhecimentos em “Boas Práticas de Fabricação” para assegurar a qualidade do alimento a ser fornecido para a merenda.

Cibele Morais

“A Segurança Alimentar na escola é essencial para uma boa execução do programa. Já foi programada outra capacitação sobre conservação e armazenamento de alimentos, na mesma comunidade rural,” concluiu Cibele Morais. Outras informações no escritório da Emater em Itabira, pelo telefone (31) 3831-3919.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *