GRS amplia distribuição da nova remessa de vacinas pediátricas Pfizer e Coronavac

A Gerência Regional de Saúde (GRS) unidade Itabira inicia, segunda-feira (7), a distribuição de 3.380 novas doses de vacina da Pfizer e 6.014 novas doses de vacina Coronavac para crianças, ambas para aplicação da primeira dose, referentes à nova remessa de imunizantes pediátricos contra a covid-19, disponibilizados pelo Estado.

OS 24 municípios que compões as microrregiões de Itabira, Guanhães e João Monlevade, e que pertencem à GRS já têm garantidos imunizantes para o esquema vacinal de 32,31% do público alvo, com população estimada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 38 mil crianças de cinco a 11 anos.

Com a distribuição das novas doses, a cobertura vacinal com a dose inicial chegará à 57%, e com a segunda dose, 10,59%. O Núcleo de Imunização da GRS, já recebeu segundo Juliana Porto Penna, referência técnica, cerca de 8.260 doses da Pfizer pediátrica para a primeira dose, e 8.060 doses da Coronavac destinadas a aplicação inicial, e segunda dose. O suficiente para vacinar 12.290 mil crianças.

Ainda de acordo com o Núcleo, conforme nota técnica do Ministério da Saúde (MS) a vacina pediátrica da Pfizer é diferente da aplicada em adultos. A dose para crianças é menor, e tem intervalo entre as doses de oito semanas. Já a Coronavac, a dose e a fórmula utilizadas em crianças e adultos são as mesmas, e o intervalo de quatro semanas.

Distribuição

A GRS esclarece que depende do repasse das doses do MS, para fazer a distribuição. O informe técnico enviado pela União com cada remessa já vem com a previsão do público que deve ser imunizado. Contudo, vale reforçar que os municípios têm autonomia na operacionalização da campanha, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, estabelecendo o planejamento da vacinação conforme a realidade do território.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *