Vacinação pediátrica deverá ocorrer nas UBSs e em escolas municipais

As famílias procuraram em grande número a Policlínica Pública Municipal Virgilio José Gazire durante o sábado (5). Ao todo, 489 crianças foram imunizadas contra a covid-19, número superior à soma de todos os demais dias de vacinação infantil, iniciada há duas semanas no município. Até então, desde o dia 24, foram 464 crianças vacinadas em Itabira, somando os jovens com comorbidades, e de 11 anos. Neste sábado, a vacinação foi destinada ao público entre nove e 10 anos. O número de pessoas que procuraram a vacina exigiu da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a ampliação das equipes de atendimento.

Devido à chuva, foi instalada uma tenda na entrada da Policlínica Municipal, e feita a distribuição de capas de chuva, para quem estava sem proteção. “Para mim é um alívio. Uma satisfação poder ver todo mundo sendo finalmente vacinado. Eu e meu esposo já estamos com as três doses e meu filho com duas, faltava o netinho. As aulas retornam de maneira presencial na semana que vem e fico contente que ele esteja voltando já com a vacina. Temos ouvido muito sobre variantes, que está havendo mais contágio, então, é sim um alívio muito grande”, disse a cuidadora Maria Antônia Santos Oliveira, que levou o pequeno Paulo, de nove anos, para ser vacinado.

Houve distribuição de senhas para as pessoas que estavam na fila e todos foram imunizados. A vacinação prossegue durante a semana, e está prevista a utilização das escolas municipais e das Unidades Básicas de Sáude (UBS). Será mantido o escalonamento por idades. A SMS esclarece que a vacinação infantil não pode funcionar em drive-thrus, como é com os adultos. A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é de que a imunização das crianças seja exclusivamente em salas de vacinação ou em ambientes que permitam o acompanhamento posterior das crianças, nos 20 minutos subsequentes à imunização no caso da vacina Pfizer. Coronavac não há essa recomendação.

UBS João XXIII/Machado

Dentro da unidade de saúde, pais, responsáveis e até as crianças exibiam a satisfação da proteção, cada imunizado recebeu o “Certificado de Coragem”. “Fomos surpreendidos. Mas positivamente surpreendidos. Havia uma preocupação com a adesão até então, mas hoje tivemos uma amostra de que os itabiranos confiam na vacina e nos efeitos positivos da imunização. Vamos agora ampliar e melhorar nossos processos para oferecer mais comodidade. Já estamos estudando novas medidas, que serão em breve anunciadas à população”, disse a gestora da SMS, Luciana Sampaio. Por causa instabilidade do tempo, a SMS interrompeu a vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *