Prefeitura de Itabira estuda construir casas para população em áreas de risco

O prefeito Marco Antônio Lage se reuniu nesta terça-feira (11) com a maioria dos vereadores de Itabira. No encontro, o chefe do executivo, destacou as ações adotadas pela Prefeitura Municipal para amparar e acolher as pessoas atingidas pelas fortes chuvas. Durante a conversa, o gestor também falou da necessidade de se promover um amplo projeto de infraestrutura, e para tal, pediu apoio dos parlamentares.

Marco Lage explicou que a Prefeitura de Itabira desenvolverá um amplo programa estrutural, voltado para a segurança dos moradores, sobretudo nos bairros inseridos em áreas de risco geológico ou estrutural, onde tradicionalmente acontecem os problemas mais sérios. Esse planejamento inclui, até mesmo, a possibilidade de construção de casas populares.

Todos os vereadores foram convidados pela Secretaria Municipal de Governo. Além de Marco Lage, também participaram da conversa, representantes da Defesa Civil e das secretarias municipais, de Assistência Social; e Obras, Transportes e Trânsito. Foi detalhado aos legisladores quais as áreas mais atingidas, principais urgências de atendimento e próximos passos neste processo.

“São problemas estruturantes que Itabira tem e que foram escancarados pelas chuvas do fim de semana. Ou que sempre foram escancarados nos anos passados a cada tempestade mais forte, mas, infelizmente não resolvidos até aqui. Problemas que precisamos atacar para não flertemos com tragédias a cada período de chuva”, afirmou o prefeito.

Exemplo de casas populares

Para ele, a reunião foi importante para dar transparência às ações da máquina pública. E ao mesmo tempo, serviu para expor aos parlamentares os problemas estruturais que precisam ser atacados em Itabira em médio, e longo prazo, para a completa resolução das demandas, principalmente as mais urgentes.

“Esse planejamento já está acontecendo, com avaliações das equipes técnicas, engenheiros e acompanhamento da Defesa Civil. Um plano que visa a segurança das comunidades, inclusive com remoções das áreas de risco. Precisamos garantir que haja tranquilidade aos moradores. Expus isso aos vereadores e disse que conto com o apoio deles para tornar isso possível no prazo mais curto possível”, finalizou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *