Deputado Tito Torres pede à Aneel suspensão da bandeira de escassez hídrica

Tito Torres

As contas de energia elétrica dos consumidores trazem a cobrança adicional da bandeira escassez hídrica, uma tarifa vigente conforme a resolução nº 2.877 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de maio do ano passado . O deputado Tito Torres solicitou nesta terça-feira (11), a suspensão imediata dessa tarifa, o que trará redução da fatura.

“Essa cobrança não se justifica neste período em que as chuvas estão ocorrendo em grande parte do Brasil elevando os índices de água dos reservatórios. Solicitei ao André Pepitone, diretor geral da Aneel, que suspenda imediatamente a cobrança dessa taxa”, explicou o deputado. Essa bandeira tarifária tem o valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh (quilowatts-hora).

André Pepitone

A bandeira escassez hídrica foi criada em agosto de 2021 em função do rigoroso período seco no país, e motivando a utilização das termelétricas para suprir o sistema. A tarifa de escassez hídrica é cerca de 50% mais cara que a bandeira vermelha patamar dois e, no total, a conta de energia elétrica ficou 6,78% mais cara a partir de setembro do ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *