Especialista fornece dicas importantes antes de pegar a estrada

Com o final do período letivo e a chegada das férias das crianças, o momento é ideal para uma viagem em família. No entanto, antes de pegar a estrada, é preciso estar atento às condições do veículo. O professor do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras, Lucas Pereira, fornece as principais orientações para uma viagem segura. “A revisão do veículo é tão importante quanto a escolha do destino da viagem. Por isso, leve o carro até uma oficina de confiança com pelo menos uma semana de antecedência, para verificar itens como óleo do motor e fluidos de freio, calibragem dos pneus, o estado de conservação e o correto funcionamento do sistema elétrico, faróis, lanternas e setas, que devem ser devidamente inspecionados para o pleno funcionamento e desempenho seguro nas rodovias”, orienta.

O especialista sinaliza que o nível de combustível e a condição de uso do extintor de incêndio também são itens importantes de se observar na hora de viajar, para que não ocorram imprevistos. Outro ponto que deve ser verificado é se todos os documentos, tributos e obrigações do veículo (impostos, multas e habilitação) estão em dia. Outra dica é traçar o roteiro com antecedência e checar as condições do tempo e da estrada antes da viagem. “Organize tudo que irá precisar na estrada com antecedência. Preparar detalhes como acomodar as malas dentro do veículo ou separar documentos do veículo e passageiros economiza tempo na hora de sair e evita que objetos sejam esquecidos. Planeje paradas para ir ao banheiro e se alimentar, e assim tornar a viagem menos cansativa”, afirma.

Para crianças, conforme previsto em lei é obrigatório o uso de cadeirinha ou dispositivo que seja equivalente à sua idade e altura. Quanto aos animais domésticos, devem ser transportados nas casinhas específicas para essa finalidade, no banco traseiro, com a ajuda do cinto de segurança. Tanto as crianças como os pets devem ir sempre no banco de trás. “O condutor deve verificar se os cintos de segurança estão funcionando e estão sendo usados por todos os passageiros. Vale conferir o kit de primeiros socorros, lanternas, macaco, triângulo para sinalização e fusíveis de reserva, que devem estar em um local de fácil acesso. E fique atento para andar sempre dentro dos limites de velocidade estabelecidos para a via”, aconselha o engenheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *