Lançado pela Vale há pouco mais de um ano, o programa “Partilhar” colhe resultados que comprovam o engajamento de sua cadeia de suprimentos com o desenvolvimento social das comunidades onde a empresa atua. Por meio do programa, os fornecedores da Vale já se comprometeram a realizar 55 ações de investimento social voluntário em Minas Gerais, e no Pará. Foram fechados 96 contratos utilizando a metodologia inovadora do programa, na qual a Vale gera uma pontuação para os fornecedores conforme suas contribuições socioeconômicas nas regiões, tornando-os mais competitivos nos processos de contratação.
Um total de 434 fornecedores participaram dos processos concorrenciais elaborados com a metodologia do “Partilhar”, o que corresponde a 77% das empresas convidadas. O volume de contratações incluídas no programa ultrapassou R$ 4 bilhões. “Após lançarmos o Partilhar, recebemos o retorno positivo de vários fornecedores que queriam investir em projetos sociais nos territórios, mas não sabiam por onde começar. Com o programa eles têm um incentivo para transformar esse desejo em realidade,” conta Marco Braga, diretor de Suprimentos da Vale.
“Queremos transformar o futuro e melhorar a vida das pessoas. Estamos colocando esse propósito em prática ao levar o desenvolvimento social às comunidades em conjunto com nossos fornecedores,” disse o diretor de Sustentabilidade e Investimento Social da Vale, Hugo Barreto. Nesse período do Partilhar, os contratos fechados com a nova metodologia geraram três mil empregos, resultando em uma massa salarial total de R$ 23 milhões. No momento, três construtoras, entre elas, a Vale Verde, estão com investimentos sociais voluntários em andamento. As ações, nas áreas de cultura, educação, meio ambiente e saúde, em Itabira, Brumadinho e Rio Piracicaba.

Lar de Ozanam
A Construtora Vale Verde promoveu a manutenção e reforma de veículos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), pavimentação do pátio de acesso ao centro de hemodiálise do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), doação de drone para prevenção de incêndios do Parque Estadual Mata do Limoeiro, e doação de 1.700 fraldas para a Instituição de Longa Permanência de Idosos, Lar de Ozanam. “Um projeto social tem o objetivo de transformar vidas, proporcionar oportunidades, fortalecer vínculos e colaborar para uma sociedade mais justa, mais igualitária e, principalmente, mais cidadã. As ações sociais oferecem empatia para transformar o cenário local ao longo do tempo. Poder colaborar com a sociedade é sentir-se realizado, é ter o privilégio de estar lançando a semente de um futuro melhor para todos nós,” afirma Rafael Sgarbi, supervisor de Operações da Construtora Vale Verde.
Deixe um comentário