Chef de cozinha do Senac ensina receita de Bacalhau Natalino

Foto: Fernando Machado

O chef de Cozinha Executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Luciano Avellar traz uma releitura com um toque contemporâneo envelopado em uma tela de batata palha e queijo minas curado, finalizado com uma pasta aromática de grão de bico, limão, cebola e alho. “O prato foi pensado em um tema propício para o mês em que celebramos o Natal. Com esta ideia definida e após algumas pesquisas, percebi que existem inúmeras possibilidades de se preparar um bom bacalhau, mas todas as receitas pesquisadas, trouxeram o clássico como referência”, afirma Luciano Avellar, chef de Cozinha Executivo do Senac.

“Cravejado com amêndoas in natura, levando ao forno, estas irão tostar dando um sabor diferenciado ao prato. Para guarnecer, sugiro um purê de banana da terra, com aroma indiano e europeu, representados pelo cardamomo e tomilho fresco. Com a época da cereja fresca, recomendo para a decoração duas unidades fresquíssimas destas maravilhas, e para fechar, brotos de coentros frescos e uma telinha de flor esverdeada. Mas a decoração fica a critério e ao gosto de cada um”, comenta o chef.

Ingredientes Quantidade Observação
Lombo de Bacalhau 1kg Deixar de molho por 48h trocando a água
Azeite de oliva extravirgem 150ml  
Batata inglesa 1kg Descascada e ralada em palha
Queijo Minas meia cura 250g Ralado fino
Grão de bico 250g Cozido e sem pele
Maionese 100g  
Cebola 2unidades Metade fatiada e metade repicada
Alho 10 dentes Metade esmagado e metade repicado
Limão Taiti ½ unidade Suco
Amêndoas inteiras 60g Sem pele
Sal refinado A gosto  
Pimenta do reino moída A gosto  
Banana da Terra madura 1,5kg Descascada e cortada em rodelas
Laranja pera rio 1kg Suco
Cardamomo 2g Apenas as sementes
Tomilho fresco 1 galho Apenas as folhas
Manteiga sem sal 70g  

Crosta de grão de bico e purê
Processar ou triturar o grão de bico cozido com maionese, cebola, alho, azeite e suco de limão. Corrigir sal e pimenta. Reservar. Colocar na panela, a banana e suco de laranja. Deixar em fogo baixo até cozinhar bem. A panela deve estar tampada. Triturar formando um purê. Refogar em outra panela a manteiga, alho e cebola repicados. Adicionar o purê de banana e corrigir o sal e a pimenta. Finalizar com a semente de cardamomo e o tomilho. Conservar aquecido.

Bacalhau
Na véspera do preparo e após a dessalga, coloque no azeite de oliva até o dia seguinte o bacalhau cortado no tamanho de cada porção. No dia preparar a base da batata ralada misturando ao queijo minas. Em uma frigideira, espalhar, formando uma cama retangular desta preparação de batata, e deixar iniciar o dourado na parte inferior. Disponha o bacalhau por cima e enrole formando um tubo. Faça o mesmo para todas as porções. Colocar a pasta de grão de bico sobre o bacalhau, distribua as amêndoas sobre a pasta. Levar ao forno para assar até iniciar um dourado nas amêndoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *