Cemig moderniza iluminação através do projeto “Minas LED”

Presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, assina convênio que permitirá ao Programa de Eficiência Energética da Cemig substituir mais de 100 mil pontos de luz ineficientes por outras de LED

A Cemig irá substituir luminárias de iluminação pública de maior potência por luminárias LED em municípios localizados em sua área de concessão, por meio do projeto Minas LED. Trata-se de um investimento de mais de R$ 112 milhões, em uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A meta é substituir mais de 100 mil pontos de iluminação, beneficiando mais de 600 cidades do Estado e promovendo a eficiência energética e a redução inteligente do consumo de energia e da demanda no horário de ponta do sistema elétrico. O projeto foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (17), em evento realizado na sede da Cemig.

Para o Presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, além de incentivar a modernização da iluminação pública de Minas Gerais, o projeto contribui com a redução da demanda de energia em um momento de crise hídrica no Brasil. “A energia da Cemig transforma a vida das pessoas e, por meio do projeto Minas LED, a companhia trará resultados positivos para a segurança pública da população das cidades atendidas”, comenta. De acordo com o governador Romeu Zema, o trabalho da nova gestão da companhia volta a investir dentro de Minas Gerais para garantir a melhoria da infraestrutura de transmissão e distribuição de energia.

“As administrações municipais são responsáveis pela substituição das lâmpadas, luminárias e demais equipamentos e materiais que compõem o conjunto de iluminação, incluindo a instalação de novos pontos. Neste projeto, apesar de não ser necessária contrapartida financeira dos munícipios, eles deverão apoiar a Cemig em todas as etapas, conforme critérios e cronograma definidos no plano de trabalho e no Acordo de Cooperação Técnica a ser assinado entre as partes”, explica Ronaldo Lucas Queiroz, gerente de Eficiência Energética da Cemig. A Cemig irá adquirir luminárias LED, realizar as substituições das luminárias em campo, encaminhar os equipamentos substituídos para serem descartados de forma ambientalmente correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *