As obras de descaracterização do dique cinco da barragem Pontal, estão concluídas em Itabira. A estrutura perdeu suas características de barragem a montante e não exerce mais a função de armazenar rejeitos. O trabalho foi executado com a adoção rigorosa de protocolos de prevenção à covid-19. Desde 2019, a Vale já eliminou sete barragens a montante no país. Outras 23 estruturas, todas em Minas Gerais, terão suas características a montante eliminadas.
Os projetos estão com ações em andamento e são acompanhados pelos órgãos reguladores, Ministério Público e auditorias técnicas independentes. A Vale reforça o compromisso assumido em 2019 de eliminar todas as suas barragens a montante no país, no menor prazo possível, tendo como prioridade a segurança das pessoas e do meio ambiente. A conclusão da obra do dique cinco representa o avanço do Programa de Descaracterização e do comprometimento da Vale com uma abordagem mais transparente e segura na gestão de suas barragens.
Com a conclusão da obra na barragem Pontal, agora, são duas estruturas à montante eliminadas somente em Itabira, que teve o dique Rio do Peixe, concluído em dezembro de 2020. Além disso, a Vale vem executando outras ações preventivas para aumentar a segurança no complexo, como a implantação de reforço para o dique quatro e a construção da Contenção Coqueirinho, que tem como função reter os rejeitos dos diques Minervino e Cordão Novo Vista, em caso da necessidade de obras nas estruturas.
Deixe um comentário