Simulado de emergência em Itabira com participação superior a 2200 pessoas

O exercício, que é rotineiro e tem caráter preventivo, contou com a participação de 2.252 pessoas.

As Defesas Civis estadual, e municipal de Itabira, com o apoio da Vale, realizaram neste sábado (27), mais um simulado prático de emergência da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Pontal, do Complexo Itabira. A atividade integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo foi reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência com barragem.

Bombeiros

Com um efetivo total de 53 bombeiros militares das cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Itabira, a corporação participou da organização e execução do Simulado de Evacuação de Emergência em Risco de Rompimento de Barragens da Região Itabira-Sul. A área abrangida pelo simulado tem uma população estimada em 17.695 pessoas, e por isso a importância do evento. Na simulação foi considerado um cenário extremo, em que seis barragens de rejeitos de mineração da cidade se rompessem ao mesmo tempo.

Através do exercício simulado, foi possível cronometrar o tempo de deslocamento das pessoas até os locais seguros. A atitude cidadã foi do morador Francisco Martins, de 76 anos, do bairro Gabiroba, como destaque em meio a atividade. Cadeirante,  ficou feliz em participar do simulado. A equipe mista composta pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Bombeiros Militares conduziu o idoso de sua casa, localizada em uma ZAS, até o Ginásio Poliesportivo Municipal, um posto de acolhimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *