A Black Friday é um costume tipicamente americano que ocorre todos os anos após o feriado do Dia de Ação de Graças. Nos EUA, grandes descontos são incorporados nas lojas e os consumidores formam filas igualmente grandiosas nas portas de diversos comércios. No Brasil, o costume foi sendo importado aos poucos e, atualmente, já é uma das datas mais esperadas do ano.
Mesmo tendo o mesmo nome e sendo baseados nas mesmas ideias, existem algumas diferenças entre a realização da data comercial nos Estados Unidos e no Brasil. Sophia Utnick, empresária brasileira que mora nos EUA, acredita que as alterações no evento se dão pela adaptação cultural. “Existem diferenças entre os tipos de produtos e o modo de compra que o brasileiro e o americano buscam na Black Friday”, explica.
Ainda de acordo com a empresária, uma das mais notáveis discrepância entre os dois países é a presença nas lojas físicas. “Nos EUA é tradição ir até as lojas para participar das promoções. Por isso, vemos filas enormes e lojas lotadas. Acho que como a data chegou ao Brasil mais recentemente, o e-commerce ganhou certa prioridade”, opina. Nos Estados Unidos, a Black Friday é realizada durante 24 horas apenas.
Deixe um comentário