Campanha “Laço Branco” em Itabira reforça combate à violência contra mulheres

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual e Doméstica de Itabira promovem na cidade a Campanha do Laço Branco. Com foco na sensibilização dos homens, a iniciativa fortalece o combate à violência contra as mulheres em suas várias vertentes: moral, física, psicológica, sexual e patrimonial. Com o mote “Homens pelo fim da violência contra mulheres”, a campanha contempla os 16 Dias de Ativismo contra a violência de gênero. Equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae), estão envolvidas com a mobilização.

“São homens que se colocam como sujeitos no combate a violência contra a mulher. Procuramos com esse movimento conscientizar a sociedade como um todo, mas colocando os homens como protagonistas neste processo de defesa e garantia dos direitos da mulher”, explica o secretário municipal de Assistência Social, Elson Alípio Júnior. A psicóloga e coordenadora do Centro de Referência Especializado em Atendimento à Mulher (Cream), Tatiana Gavazza destaca a participação masculina e a importância do evento que integra a campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, uma mobilização mundial, que ocorre em mais de 160 países.

“O diferencial da campanha este ano é que teremos à frente dela muito mais homens do que em todos outros anos. Mas o que se torna realmente relevante neste momento é que os homens, além de usarem o laço branco no braço, façam adesão à paz de forma sincera e digam não à violência contra a mulher. A sociedade como um todo deve falar e adotar uma postura ativa frente ao problema,” disse a psicóloga. Em Itabira há um equipamento público para atenção social a casos de violência contra a mulher, o Centro de Referência Especializada de Atendimento à Mulher (Cream), que possui profissionais capacitados para prestar assistência. De acordo com dados coletados pelo órgão, no período de um ano, com base no mês de outubro, 488 pessoas foram atendidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *