A Black Friday é um costume importado dos Estados Unidos, onde após o Dia de Ação de Graças, grandes descontos são oferecidos na maior parte das lojas. No Brasil, alguns comerciantes começaram a introduzir o evento em menor escala, porém, em pouco tempo, a data já se tornou uma das mais aguardadas para quem deseja realizar novas compras.
Em 2021, o dia especial ocorrerá na próxima sexta-feira, 26, e, mesmo em meio à crise econômica e ao aumento da inflação, a Black Friday brasileira parece oferecer oportunidades para os comerciantes. “Essa data representa cerca de 4% das vendas do varejo no Brasil. Esse ano, a expectativa é que a Black Friday levante cerca de R$ 5,5 bilhões”, detalha Diego Arruda, empresário e especialista em negócios.
Porém, mesmo com a possibilidade de lucros na data comercial, o especialista alerta para a redução do poder de compra dos brasileiros. “Estamos vivendo um momento de instabilidade econômica, o poder de compra do nosso povo caiu muito. Será difícil conciliar a vontade de comprar com as limitações impostas pela crise que se agravou durante a pandemia”, lamenta.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência Conversion, o e-commerce continuará sendo a forma preferida de compra dos brasileiros, seguindo a tendência de 2020. Cerca de 62,96% dos entrevistados têm a intenção de comprar online. “A pandemia alterou o nosso modo de viver em diversos aspectos e creio que certas tendências, como comprar online, vieram para ficar”, opina Diego Arruda.
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