Durante a execução da Operação Vetus II, realizada em três Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da região, inspetores e investigadores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG), com apoio da auditoria fiscal da Vigilância Sanitária, realizaram visita não-programada, ao Lar de Ozanam. O gerente assistencial da Casa, Gustavo Lenoir Fonseca apresentou a instituição para a equipe. O serviço ocorreu dia 10 de novembro.
A Operação Vetus II tem a finalidades de combater a violência contra idosos. Nestas semanas, a operação apurou denúncias recebidas via canais oficiais, de forma a instaurar inquéritos relacionados a tais práticas em desacordo com o estatuto do idoso. Após vistoria nas dependências da ILPI de Itabira, foi emitido relatório conceituando o trabalho dos colaboradores do Lar de Ozanam.
“Podemos constatar que os internos estavam todos em boas condições de cuidados, e muito bem tratados. A limpeza do local é impecável e conta com um sistema de protocolo de segurança sanitário rígido. Todo o local é bem equipado, os quartos são grandes e arejados. Há uma lavanderia industrial, bem como um refeitório bastante espaçoso e arejado”, diz relatório da Polícia Civil.
A equipe participante da vistoria concluiu o relatório sem constatar qualquer irregularidade no manejo. “Não foi verificada nenhuma irregularidade formal, e muito menos material. Todas as dependências foram vistoriadas pela equipe que observou que estavam devidamente limpas e bem cuidadas. No geral, o Lar de Ozanam apresenta boas condições de vida aos seus internos com uma gestão responsável e zelosa.”
Deixe um comentário