Terminou domingo (31) a 1ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira “Flitabira”. No palco principal do evento, e no Deck Drummond, o talento itabirano chamou a atenção, e se destacou, entre as dezenas atrações, algumas internacionais. Artistas locais como: Luís Felipe, Ana Coutinho, Rivotrio, Tumbaitá, Yago Rios, Romário Araújo, Sergio Diaz, Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Cia Itabirana de Teatro, Nandy Xavier, Maíra Baldaia, As Pipoquinhas e Auita Torres, além de vários escritores, foram protagonistas.
“Eu acredito que todos nós sempre temos a nossa vontade de expressar aquilo que a gente acredita, eu, particularmente sempre apostei e acreditei em nossos pratas da casa. Com todo respeito, não devemos nada a nenhum medalhão da cena artística nacional. Somos itabiranos com total qualificação em arte, não é por acaso sermos conterrâneos do Poeta Maior. Viva a poesia, viva a cultura itabirana,” disse Samuel Alves, diretor musical da Flitabira e Assessor Cultural da FCCDA.
Romário Araújo
O cantor itabirano que iniciou carreira musical como líder e vocalista da extinta banda Força do Samba, além de ter releituras de Martinho da Vila, Belchior, e Paulinho Pedra Azul, entre outros, se apresentou no último dia do festival. O show retratou Newton Baiandeira, com suas imortais canções, desde clássicos de Cartola, até Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Fernando Brant e poemas musicados de Drummond. Romário Araújo que concorreu ao prêmio Sharp de música em 1999, arrancou aplausos do público, que reviveu intensamente cada música.
Pena que não conseguir assistir o evento, ontem a noite, quando fui, já não cabia mais ninguém. Voltei para casa e fui reclamar na cama kkkk