
Luciana Sampaio
Neste domingo (31), pela primeira vez na pandemia, os hospitais da cidade não registraram pacientes internados com a covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as taxas de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria, do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), apresentaram 0% correspondentes à doença. O registro é inédito nos um ano e sete meses desde que o primeiro caso da doença foi registrado na cidade, em março de 2020.
A gestora da SMS, Luciana Sampaio, afirma que a responsabilidade da gestão com a pandemia associada ao compromisso dos itabiranos tornou possível esse cenário de controle. “Esse é o reflexo de todas as ações da Prefeitura de Itabira e da secretaria em conjunto com todos os itabiranos. Conseguimos alcançar este momento tão esperado e especial para todos! Como sempre falamos: é assim que vamos vencer esta pandemia! Cada um fazendo com excelência a sua parte! Parabéns, Itabira”, ressalta Luciana Sampaio, emocionada com os dados apresentados.
Ainda, conforme a secretária, a imunização quase completa da população também tem contribuído para o controle da doença na cidade, uma vez que a vacinação é um dos instrumentos para o enfrentamento ao coronavírus. Em Itabira, mais da metade da população já recebeu a segunda dose da vacina e as equipes de saúde estão empenhadas na aplicação da dose de reforço para aqueles que cumprem os requisitos exigidos pelo Plano Nacional de Imunização. Mais de 131.890 doses foram aplicadas na cidade, segundo o vacinômetro publicado no dia primeiro de outubro.
A gestão com eficácia da pandemia trouxe a Itabira o reconhecimento regional de cidade referência, principalmente pelo compromisso das ações desenvolvidas pelo Centro de Operações Emergenciais em Saúde de Itabira (Coes). No momento, Itabira integra a Onda Verde do Programa Minas Consciente do Governo de Minas, em que as restrições impostas pela pandemia podem ser flexibilizadas, no entanto, os cuidados exigidos para a proteção contra o coronavírus precisam ser mantidos, como o uso de máscaras e álcool em gel. Itabira registrou 23.225 casos positivos da covid-19, e 367 óbitos, até outubro de 2021.
Deixe um comentário