Alerta sobre os riscos da instalação de antenas de TV perto da rede elétrica

Com a chegada do período chuvoso em Minas Gerais, as tempestades, que vêm geralmente acompanhadas de ventos fortes, podem causar diversos transtornos à população. No fim do mês passado, a Região Metropolitana de Belo Horizonte já registrou ventos superiores a 70 km/h. Com esse cenário, é importante que as pessoas tenham bastante atenção com as antenas de TV, que podem causar acidentes tanto com a rede elétrica quanto em relação à quedas de altura.

A Cemig recomenda instalar antenas com pelo menos três metros de distância dos circuitos elétricos, desde que o comprimento da haste de sustentação seja menor que essa distância, e que os cabos do equipamento estejam sempre protegidos por revestimento ou tubulação adequados. Além disso, as pessoas jamais devem executar esse tipo de serviço, durante a ocorrência de chuvas, ventos ou relâmpagos. Além da Cemig, a população também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, em caso de acidentes.

João José Magalhães Soares

“É preciso ter muito cuidado, porque, na rede de média tensão, não precisa nem de encostar, pois, só de a pessoa ficar a uma distância inferior a 50 centímetros, ela já pode levar um choque elétrico de até 13.800 volts, o que pode provocar queimaduras graves e até mesmo a morte”, alerta o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares. Em casos de acidente dessa natureza, a empresa orienta que a população ligue imediatamente para o número 116, que funciona 24h/dia, e aguarde a chegada dos técnicos especializados da companhia.

Importante destacar que, em casos de acidentes, outras pessoas, além dos instaladores, também podem ser vítimas de choque elétrico e queimaduras, se, no momento da ocorrência, estiverem tocando ou mesmo próximas à TV ou receptores, aparelhos que podem receber a energização acidental. “Há casos de choque elétrico durante a instalação dos cabos da TV por assinatura por erro de manuseio dos instaladores, que aproximam ou tocam, com esse cabo, a rede elétrica da Cemig”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *