Metabase realiza assembleia de acordos coletivos com Belmont e Mineração Canaã

O Sindicato Metabase de Itabira e Região iniciou em setembro uma série de Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) com as principais empresas mineradoras sediadas sob a jurisdição da entidade sindical. Esses ACTs envolvem cerca de 10 mil trabalhadores, e afetam a economia regional, uma vez que pode aumentar em até dois milhões de reais por mês a injeção de recursos. Belmont e Mineração Canaã, ambas com sede no município, estão incluídas. Uma negociação considerada amena no ano passado devido a pandemia, o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região.

“Por meio de pesquisas descobrimos que o reajuste salarial era a grande vontade daqueles trabalhadores, já que a inflação está projetada em mais de 8% para 2021. A alta dos alimentos é uma preocupação dos pais de família e foi assim que focamos nossos esforços”, disse o presidente do Metabase, André Viana. As empresas inicialmente ofereceram um reajuste salarial de 4%, menos da metade da inflação projetada. Sequer apresentamos aos funcionários, rejeitamos de imediato. Ao final das várias rodadas de negociação, o Sindicato já tinha alcançado 9%, ou seja, mais que o dobro da primeira proposta e além da inflação prevista; reajuste com ganho real.

Metabase

André afirmou que não é o suficiente, já que os trabalhadores conseguiram manter a produção, mesmo com o afastamento de 50 trabalhadores no ano passado. Ele acredita que deveriam ser mais valorizados. Ele ressaltou ainda que o reajuste no cartão alimentação em 12% (aumentou para R$210,00) e o cartão de natal (R$300,00) foi bem recebido pelos trabalhadores. O presidente do Metabase disse que manterá as discussões do plano de valorização dos trabalhadores das empresas e retomará as discussões de participação nos lucros e resultados (PLR) para a classe.

“Fruto de muita negociação, esforço e manejo. Mas colocamos para análise em assembleia. Reajuste do cartão alimentação também acima da meta da inflação e um valor considerável para uma boa ceia de natal, já que antes era praticamente uma cesta básica, fizeram a proposta ter uma alta aprovação. Passamos por mais uma etapa, continuaremos a luta, sempre,” concluiu André Viana. O resultado da votação na assembleia do ACT dos trabalhadores: sim a proposta 165 (93,3%); e, não 12 (6,7%), entre 177 votantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *