Acordo Coletivo: Metabase recusa primeira proposta da mineradora Vale

Por meio de videoconferência, a Vale apresentou aos diretores do Metabase Itabira sua primeira proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) aos seus colaboradores. A proposta era esperada por cerca de cinco mil funcionários da empresa em Itabira. O presidente do Sindicato, André Viana Madeira revela a expectativa dos trabalhadores. “Sempre costumo dizer que é o momento mais importante dos funcionários da Vale no ano e realmente é. Os reajustes nos salários e nos benefícios financeiros são aguardados com grande expectativa e não são poucas as mensagens que recebo questionando de quanto será o aumento. É sempre um momento de discussão para elevar os benefícios deste trabalhadores,” disse.

André Viana

A proposta da empresa, com seis itens: reajustes nos salários em 6%, reajustes nos benefícios financeiros 6%; reajuste no cartão alimentação 6% (R$835,00) incluído um cartão alimentação em novembro (13º), garantia do pagamento de 65% no adicional noturno, discussão de Participação de Lucros e Resultados (PLR) em 2022, prorrogação do atual acordo para 17 de novembro. “Não há condições de aceitar essa proposta. Ela não reflete a atual situação econômica e muito menos a inflação projetada de 8,59% para 2021”, desabafou André. Ainda de acordo com o presidente, a proposta não será apresentada aos trabalhadores em assembleia por considerá-la aquém.

“Injusta demais aos funcionários da empresa que há mais de um ano arriscam suas vidas ao contágio da covid-19 em suas minas; são responsáveis pela produção crescente e consequentemente, pelos lucros. Ressalto que na última reunião do Comitê de Excelência Operacional e Risco, apesar de todas as dificuldades, nosso trabalhadores, pelo quinto mês consecutivo, atingiu notas positivas no quesito maturidade, saúde e segurança. Itabira retoma seu lugar de destaque quando no primeiro semestre nossos trabalhadores contribuíram na imensa lucratividade da empresa”,  ressalta André. Uma nova reunião foi marcada para 26 de outubro, quando retomam as negociações.

A empresa disse que na primeira reivindicação do Metabase, houve grande destaque para o aumento dos benefícios dos trabalhadores. Ela alegou a queda global do minério influência de maneira negativa o reajuste dos benefícios. “Ofereçam condições de armazenamento dos rejeitos, seja por filtragem ou a seco, e verás do que somos capazes. Já disse isso em outra empresa e repito: manutenção de benefício é uma proposta descabida. É um absurdo universal pensar em retirar benefícios que a empresa oferece aos trabalhadores. A manutenção de todos os benefícios é palavra firme e irrevogável do Metabase; não perder nada do que foi conquistado”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *