Detalhes do I Festival Literário Internacional de Itabira

Afonso Borges

O I Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) entre 27 a 31 de outubro, terá formato híbrido, com transmissão 24h pelo YouTube, e protagonismo ao maior poeta brasileiro: Carlos Drummond de Andrade. Entre os convidados confirmados: Mia Couto, Thiago Amparo, Valter Hugo Mãe, Eliana Alves Cruz, Ailton Krenak, José Miguel Wisnik, Itamar Vieira Junior, Monja Coen, Danilo Miranda, Sérgio Abranches, Heloisa Starling, Miriam Leitão, Tom Farias, Bruna Lombardi, Humberto Werneck e Tatiana Salem Levy.

Valter Hugo Mãe

“Eu brinco que pretendo transformar Itabira em Dublin, por causa de James Joyce. Mas quanto mais conheço Itabira descubro que ela já é Dublin”, diz ele que é também o responsável pela curadoria. “Itabira é, por vocação e destino, uma cidade literária. CDA escreveu sobre ela durante toda a sua vida, citando em contexto afetivo, social e, principalmente, ambiental. O sonho de fazer um festival literário por lá é apenas decorrência deste amor natural”, disse o jornalista Afonso Borges, idealizador do projeto.

Ailton Krenak

“Para nós, do Instituto Cultural Vale, é uma alegria contribuir com a realização deste primeiro Festival Literário Internacional  de Itabira.  É especialmente simbólico celebrar a cultura no lugar onde nasceu Drummond, e que também é berço da Vale. Desejamos que essa experiência se multiplique em muitos encontros, aprendizados e descobertas, e que mais pessoas possam ter oportunidades de ampliar suas visões de mundo, por meio da Literatura”, diz Flavia Constant, Gerente Executiva de Investimento Social e Cultura da Vale.

Humberto Werneck

Programação

A programação, de grande diversidade, traz nomes como: José Miguel Wisnik, falando sobre o universo ficcional de Drummond; Itamar Vieira Junior, discorrendo sobre o Brasil de ontem e hoje; Chico Felitti e Tom Farias, sobre as biografias de Elke Maravilha e Carolina Maria de Jesus; Humberto Werneck, que está trabalhando na vida/obra de Drummond; Tatiana Salem Levy e Daniela Schanem, falando sobre a questão da violência contra as mulheres; e Conceição Evaristo sobre o amor aos livros. No escopo da programação estão conversas também com Monja Coen, Danilo Miranda, Sérgio Abranches, Heloisa Starling, Miriam Leitão, entre mais autores. E, para o encerramento, os convidados são Ailton Krenak e Valter Hugo Mãe.

Mia Couto

“Quem tem Drummond não precisa de Patrono. Todos os anos vamos elencar aspectos de sua obra e iluminá-los. Um Festival literário tem que estar conectado em dois polos: a sintonia com o tempo presente, político, cultural e social e a atualidade do mercado editorial, ou seja, os lançamentos mais recentes dos autores selecionados. Esta mistura compõe o caldo cultural da primeira edição do Flitabira. Sem esquecer da produção cultural local, é claro,” conclui Afonso Borges. Clique aqui a acesse a programação em detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *