A Câmara Municipal de Itabira aderiu oficialmente à campanha “Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama” e promove uma série de ações direcionadas para o debate sobre o tema. Ao longo do mês, serão realizadas uma série de ações alusivas ao tema. A iniciativa é da vice-presidente do Legislativo, Rosilene Félix Guimarães (MDB) “Rose”, única vereadora da Casa Legislativa. No dia primeiro de outubro, um laço rosa, símbolo da campanha, foi afixado na fachada da Câmara. Na terça-feira (5), durante a 35ª reunião ordinária, membros da associação Oncoviva fizeram uso da tribuna e promoveram a conscientização sobre o tema.
Na oportunidade, os vereadores utilizaram um pequeno laço rosa na lapela do terno (no caso dos homens) como forma de demonstrar o apoio à campanha. Já a vereadora usou o laço na blusa que vestia. No dia 22 uma palestra sobre a prevenção ao câncer de mama será ministrada pela Oncoviva às servidoras da Câmara. Já no dia 25, em parceria com a Acita Mulher, haverá uma palestra aberta ao público. Essa ação é organizada pela Escola do Legislativo Professor Paulo Neves. No sábado, dia 30, uma caminhada marca o encerramento da campanha. Detalhes sobre a programação serão informados posteriormente.
A Câmara de Itabira, com o apoio de vários parceiros, também está arrecadando caixas de água de coco para os pacientes oncológicos, pacientes ou não, do Centro Oncológico de Itabira (COI). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo a mais frequente em quase todas as regiões brasileiras. Na região Norte, o câncer do colo do útero ocupa ainda o primeiro lugar. Cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física.
Deixe um comentário