Itabira: agricultura ganha investimentos, para desenvolver potencialidades

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), importantes parcerias foram acertadas, com o Sindicato Rural de Itabira, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi) e Associação Comercial Industrial Agropecuária e de Serviços (Acita).

Nesta sexta-feira (8) foi lançada atualizações do programa Agrowin, segmento do agronegócio do WIN (Workshop Itabirano de Negócios) Caminhos para a Diversificação Econômica. No evento ocorreu assinatura do regimento de sucessão familiar da ferramenta. Em parceria com a Acita, o programa busca apoiar o projeto de fortalecimento das agroindústrias.

Dois protocolos de intenções foram assinados: um para adequar o espaço físico onde funcionava o núcleo escolar Bom Jardim, em Ipoema, para a implantação de atividades de processamento de alimentos pela comunidade local, a fim de gerar trabalho e renda. O outro para utilização da câmara de climatização de banana, instalada no bairro Fênix, para atender aos produtores inseridos na cadeia produtiva de banana.

“Temos a felicidade de já ter alguns programas organizados, como o Agrowin. Agora, a Prefeitura de Itabira passa a ter um papel diferenciado nesses projetos. Temos, inclusive, alocação de recursos para cinco projetos do Agrowin para os próximos anos, pela Lei Orçamentária Anual (LOA) e pelo Plano Plurianual (PPA)”, celebrou o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Mauro Ferreira.

Segundo Mauro Ferreira, uma das grandes preocupações atualmente no meio rural é garantir que o campo não seja afetado pela falta de continuidade da produção pelos filhos ou sucessores dos produtores rurais. “Isso tem acontecido no mundo todo e em Itabira é mais grave, pois temos poucas famílias vivendo apenas da renda obtida da produção”, diz o secretário.

Houve ainda a assinatura de um terceiro protocolo de intenções, desta vez, entre a Prefeitura de Itabira e a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por meio do documento, busca-se celebrar um convênio para implantar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Pecuária Bovina no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *